top of page
Buscar

Proritmo realiza procedimentos pioneiros na Rede D’Or em Pernambuco

No dia 29/12/2020, no Hospital Esperança Olinda, Dr Nicodemus Lopes Neto e Dr José Jazbik realizaram a extração (retirada) dos eletrodos de um cardioversor desfibrilador implantável (CDI).

O paciente, portador de cardiopatia isquêmica, era portador do CDI desde 2014. Nas últimas semanas, apresentou quadro de infecção da loja do aparelho e endocardite infecciosa em um dos eletrodos, confirmada pelo ecocardiograma transesofágico.

O procedimento consistiu na extração percutânea dos eletrodos e do gerador. A cirurgia, delicada pelo fato do eletrodo de choque ter duas molas e grande aderência aos tecidos, necessitou duas abordagens: pela incisão na ferida operatória antiga e também pela veia femoral, via pela qual foi possível retirar o eletrodo ventricular.

No dia 06/01/2021, após alguns dias de recuperação da primeira cirurgia, a equipe médica, composta por Dr Nicodemus Lopes Neto, Dr Alberto Nicodemus e Dr Marcelo Gondim (anestesista), realizou o implante do novo CDI no mesmo paciente, desta vez um aparelho inovador. O CDI subcutâneo, uma nova tecnologia implementada há poucos anos no Brasil, não envolve o sistema vascular do paciente, o que exclui a possibilidade de infecções graves, como a já apresentada pelo paciente (endocardite).

O procedimento, o primeiro da Rede D’Or em Pernambuco, transcorreu sem complicações e o paciente recupera-se bem.




24 visualizações0 comentário
bottom of page